A substituição de um sistema ineficiente de ventiladores baseados em amortecedores por inversores de frequência variável Optidrive ajudou um produtor brasileiro de cerâmica a reduzir o uso de energia em parte de seu processo em 60%, ao mesmo tempo em que aumentou a qualidade de seus produtos.
A Ceramica Tomazia, localizada em Canelinha no Brasil, produz uma variedade de tijolos e telhas de cerâmica usados principalmente na indústria da construção. O processo de produção envolve a mistura de matérias-primas antes de serem prensadas, secas, vitrificadas e, em seguida, submetidas à queima em um forno.
Antes que a cerâmica seja esmaltada e queimada, a umidade deve ser removida do produto em uma sala de secagem. Um exaustor industrial foi usado para puxar a fonte de calor do forno para a sala de secagem, onde foi espalhada por sete ventiladores industriais baseados em abafadores para controlar o fluxo de ar.
“Para controlar o calor na sala foram usados amortecedores nos ventiladores. Isso significava que os ventiladores funcionavam constantemente em velocidade máxima desnecessariamente, desperdiçando energia e dificultando a manutenção precisa da temperatura correta”, disse Gabriel Robert, da G2R Engenharia e Automação, empresa contratada para criar uma solução econômica.
“Os ventiladores amortecedores são simplesmente ineficientes e ineficazes. Introduzimos os drives Optidrive E3 e Eco para controlar com precisão os ventiladores, variando sua velocidade dependendo dos produtos que estão sendo secos e da temperatura necessária.”
Um Optidrive E3 IP66 / NEMA 4X foi usado no exaustor do motor de 15HP, puxando o calor da sala de queima. O gabinete classificado para uso externo foi necessário devido à poeira e ao calor no ambiente industrial.
Os sete ventiladores de 3HP (total de 21HP) usados na sala de secagem agora são controlados por um único drive Optidrive Eco. O drive de 22kW (30HP), 46A, 380-480V, IP20 está alojado em um painel de controle, enquanto todos os motores usados nos ventiladores possuem proteção térmica individual.
O uso de energia foi reduzido de 19.423kWh para 7.789kWh como resultado da instalação dos Inversores Invertek Optidrive.